O Gambá-de-Orelha-Preta (didelphis aurita), também conhecido popularmente por saruê, foi localizado na dispensa de um imóvel, ontem de manhã, na avenida Ariosto da Riva, na região central de Alta Floresta. O caso foi relatado por moradores e não houve registro de ataques, segundo o Corpo de Bombeiros.
Consta, no boletim de ocorrência, que o marsupial foi flagrado ao se esconder atrás de uma estante. Os militares conseguiram mover os mobiliários e retirar o animal em segurança, com o auxílio de um cambão. Após avaliação rápida, foi confirmado que o gambá estava em condições saudáveis.
Ele foi acomodado em gaiola de transporte e encaminhado a área de reserva natural, além dos limites da cidade, onde foi feita soltura.
O saruê, de acordo com a Fundação Jardim Zoológico em Brasília (DF), está presente em todo o continente e pode adaptar-se facilmente a ambientes urbanos. O animal já foi encontrado habitando encanamentos, ocos de árvores, caixas de registro de água, interior de caixas d’água, galinheiros e outros, dada à disponibilidade de alimento e abrigo. Sua dieta é onívora, sendo importante no controle de pragas como caramujos, baratas, aranhas, carrapatos e até escorpiões (dos quais é imune ao veneno).
O gambá ainda atua como um eficiente dispersor de serpentes para o desenvolvimento da natureza local, uma vez que também consome frutos variados. Apesar de apresentar seus dentes pontiagudos diante de possíveis ameaças, essa espécie, de acordo com a organização, não é considerada de temperamento perigoso ou agressivo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.