O corpo de Edilson Burry de 46 anos está sendo velado no memorial da funerária Luz e Vida, na avenida das Embaúbas. De acordo com a empresa, o sepultamento será no cemitério local, esta manhã. Ele faleceu em um acidente, na última sexta-feira à tarde, após ter sido detido por uma equipe da brigada de incêndio, em Marcelândia (210 quilômetros de Sinop). Ele e outros dois funcionários da fazenda que pegou fogo eram levados quando a GM S10 branca da brigada mista se envolveu em um acidente e capotou em uma estrada rural que dá acesso ao município. Edilson morreu no local e outras cinco pessoas ficaram feridas.
O comandante do batalhão do Corpo de Bombeiros de Sinop, tenente coronel Rony Robson Cruz Barros, esteve no local do acidente e informou, ao Só Notícias, que após a informação de um registro de queimada na fazenda, dois bombeiros e um brigadista se deslocaram para o local. “Lá eles encontraram uma área aberta recentemente. Os três funcionários que ali estavam foram detidos como possíveis suspeitos de terem causado focos de incêndio em um área já gradeada. Dois deles foram colocados dentro da caminhonete com os bombeiros e o outro na carroceria junto com o brigadista. Eles estavam se deslocando para sede da fazenda, quando houve o acidente. Ainda não sabemos o que causou o capotamento e isso ainda será investigado junto com outras questões”.
De acordo com o Hospital de Marcelândia, entre os feridos está o cabo Edvaldo Batista Lobo, bombeiro em Sinop; o soldado Jeferson Cosme Carvalho Lopes, bombeiro em Sorriso; o brigadista Airton Sena Bezerra, que foi transferido em estado grave para o Hospital Regional de Colíder; José Augusto Matos dos Santos e Valmor Luiz Matte, ambos funcionários da fazenda que pegou fogo.
Um familiar do bombeiro lotado em Sorriso disse que ele não corre risco de morte, mas há todo um cuidado já que ele teria levado pancada no tórax e cabeça. Exames serão realizados para saber a gravidade. Ele e o cabo Lobo estavam há alguns dias na região e voltariam para suas respectivas cidades na próxima segunda-feira, segundo este familiar. Lopes foi levado ao Hospital Regional em Sorriso onde será submetido a mais exames. E o cabo Lobo foi transferido para um hospital em Sinop.
(fotos: Antônio Luiz Farias)