Deve sair em dezembro a resposta da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde – para a reivindicação feita pela Prefeitura de Sinop quanto ao investimento de R$ 1,2 milhões para a expansão da rede de distribuição de água tratada em mais bairros da cidade. Segundo o diretor do SAE (Serviço de Água e Esgoto) Hildebrando França, o pedido feito em julho, beneficiará mais seis bairros que ainda não tem a distribuição de água.
Segundo ele, durante a reunião em que foi apresentado o pedido, “a Funasa tinha garantido que ia liberar esse recurso”, que abastecerá os bairros Residencial Brasília, São Paulo 1 e 2, Recanto dos Pássaros, Alto da Glória, parte do Parque dos Araras e Jardim Primaveras levando água tratada para mais de 1,5 mil residências.
Hildebrando também relatou que para abastecer os bairros novos e o setor industrial seria necessária a implantação de um novo sistema, com capacidade de produção de 250 mil litros de água por hora. “Com a criação do novo Distrito Industrial, nós já fizemos uma proposta ao prefeito para montar um novo sistema do outro lado da BR, que atenderia a região”, explica. Para a implantação do novo sistema seria necessário um investimento de cerca de R$ 1 milhão.
Hoje cerca de 92% da cidade já é abastecida pelo SAE e com este investimento chegaria a 98%.