O tenente e comandante da 10º Independente dos Bombeiros Militares de Sorriso, Thiago Soares Reis, detalhou em entrevista coletiva, que a corporação vem estabelecendo medidas de contenção especializada quanto a incêndios florestais decorrentes do período de baixa umidade relativa do ar, dado à chegada da seca entre os meses de agosto e setembro.
“Mato Grosso passa por uma fase, que diríamos que é o auge do clima seco, ventos muito fortes pela cidade e temperaturas elevadíssimas em horários de pico como 12h e 13h, agora enfrentamos um incêndio de grandes proporções no distrito de Boa Esperança do Norte, que fica a 120 quilômetros de Sorriso e mesmo assim a cidade está encoberta por fumaça, pois o vento sopra para cá, vindo do sudoeste para noroeste”, declarou Reis.
Os trabalhos na localidade, segundo o comandante, começaram ainda no último sábado. “Uma guarnição de Nova Ubiratã foi até o local e começou os combate ainda durante a madrugada”, “mas na segunda-feira o fogo era tão grande que tivemos que mobilizar mais duas guarnições com caminhões e drones, assim como somente especialistas em incêndios florestais atuando. Já controlamos duas frentes de incêndio até o momento”, ressaltou.
No momento, a frente atingida pelas chamas e considerada a mais preocupante tem entorno de 8 quilômetros de extensão, totalizando 12 mil hectares de área consumida. Thiago também pontuou a necessidade de apoio por parte da população, quanto ao relato célere de casos no município, evitando assim a propagação a múltiplas regiões e riscos de saturação.
A previsão inicial, descrita pelo tenente, é de que haja a dissipação da fumaça em até dois dias no perímetro urbano de Sorriso.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.