A fumaça de incêndios registrados em cidades vizinhas começam a chegar em Sinop, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até o momento, não houve registros de focos de queimadas de grandes proporções na cidade. Já em município como Santa Carmem, Cláudia, Tabaporã e Sorriso vários incêndios foram registrados. Hoje pela manhã, por exemplo, uma pequena cortina de fumaça cobriu algumas áreas de Sinop.
Conforme Só Notícias informou, em Sorriso, ontem à tarde, uma espessa cortina de fumaça atingiu grande parte do centro da cidade, deixando bastante comprometida a visibilidade dos motoristas. Mato Grosso teve um aumento significativo de 85% no número de focos de queimadas em 2012, sendo registradas mais de 11 mil. No mesmo período, no ano passando, o estado havia registrado 6 mil. Em Sinop, segundo o Inpe, os focos de incêndios já chegaram a 47, entre 1º de janeiro e 4 de setembro.
Os grandes motivos para os focos de queimadas serem registrados com frequência no Estado, nesta época do ano, são a baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas. Em algumas localidades, os termômetros passaram dos 40ºC e a umidade do ar ficou abaixo de 12%. A Defesa Civil pede cuidado de toda a população com esse período para, além das queimadas, tentar evitar as doenças respiratórias e alérgicas, ingerindo bastante água e umidificando os ambientes com vaporizadores, recipientes com água ou toalhas molhadas, além de evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e às 16h.