Dezenas de cidades mato-grossenses estão cobertas pela fumaça de queimadas desde ontem, dentre elas Alta Floresta, Sorriso, União do Sul.
Em Sinop, a visibilidade hoje de manhã é limitada e muitos veículos trafegam com meia luz ligada para evitar acidentes. Na BR-163, a situação é semelhante.
A visibilidade é inferior a 100 metros e deixa o tráfego lento para caminhões e carretas.
Em União do Sul (190 km de Sinop), o fogo avançou em uma fazenda matando alguns animais. Em Lucas do Rio Verde, a fumaceira cobriu a cidade desde ontem de manhã, situação semelhante a de Sorriso.
A fumaceira também ameaça o funcionamento de aeroportos onde a visibilidade também é limitada. Só Notícias apurou, há instantes, que também tem fumaça em Cuiabá, mas ainda não impediu pousos e decolagens no aeroporto Marechol Rondon, o maior do Estado.
Além dos riscos de acidentes, a fumaça também causa irritação nos olhos e problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Os médicos recomendam que os ambientes sejam umidificados.
O período de proibição terminou no último dia 25, quando estavam previstas duras multas para quem queimasse pastagens ou matas. Mato Grosso foi vice-campeão nacional em queimadas com mais de 8 mil focos.
Leia mais
Vice-campeão, Mato Grosso encerra proibição das queimadas