A massa de ar polar que está sobre Mato Grosso deve deixar a região a partir desta quarta-feira, prevê o Instituto Clima Tempo. Isto porque uma grande massa de ar seco deve cobrir todo o Centro-Oeste, inibindo a formação de nuvens carregas na região. O frio ainda deve ser sentido durante a manhã em algumas áreas de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, no entanto, a expectativa é que à tarde o sol volte a brilhar, aumentando as temperaturas. Na parte nordeste do Estado, há previsão de nebulosidade.
Hoje, segundo o instituto, Cuiabá bateu recorde de frio neste ano. A temperatura mínima chegou a 17,7º C. O registro mais baixo, anteriormente, era de 18,6º C na segunda-feira. A forte massa de ar polar que avançou sobre o país está atuando desde domingo na região cuiabana. Já em Várzea Grande, as temperaturas chegaram em 23º C nesta terça.
A passagem de massas polares fortes sobre Mato Grosso, neste mês, é comum, aponta o instituto. Este fenômeno deve ocorrer outras vezes, ainda, até o final do inverno podendo causar temperaturas ainda mais baixas do que as registradas nos últimos dias.
Nesta quarta, as temperaturas em Cuiabá devem variar entre 16º e 25º. Já na quinta-feira, os termômetros devem variar entre 19º e 27º, sendo as mesmas expectativas para Rondonópolis.
Só Notícias apurou que em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, os termômetros devem registrar a mínima de 17º e máxima de 29º. Já na quinta, variar entre 20º e 30º.
Já em Alta Floresta, nesta quarta, as temperaturas variam entre 19º e 27º e, na quinta, entre 22º e 28º.