A concessionária de energia de Mato Grosso (Energisa) alertou que uma frente fria deve favorecer a chegada de chuvas, ventos fortes e queda de temperatura em Mato Grosso. A Defesa Civil emitiu um alerta de perigo para tempestades nos próximos dias no Estado. Segundo o órgão, o acumulado de chuva pode chegar até 30 mm/h e os ventos podem chegar a 60 km/h, com riscos de queda de galhos de árvores e descargas atmosféricas.
Segundo a meteorologista Ana Paula Paes, consultora da concessionária, a partir do final de semana, a atuação de uma massa de ar frio deve deixar as temperaturas em declínio, especialmente na regional Cáceres e sul de Tangará. “A influência da frente fria atuará no Mato Grosso já nesta sexta-feira (04). Neste dia, as temperaturas ficarão mais elevadas e com tempo mais abafado. No sábado e domingo, as chuvas devem vir de forma mais espaças e as temperaturas devem apresentar ligeiro declínio. Com isso, as mínimas em Cuiabá devem ficar em torno de 22 a 23 graus e as máximas não devem ultrapassar 28 a 29 graus”, explicou.
A empresa informou que está tomando medidas preventivas e orientando os clientes a se prepararem para possíveis impactos no serviço durante o período de instabilidade climática. “Nós estamos atentos 24 horas por dia com o monitoramento do clima. Havendo o risco de temporal, a gente já entra em sobreaviso, facilitando na mobilização das equipes”, explicou o gerente de operação Anderson Rodrigues.
Em caso de rajadas de vento, algumas das recomendações é não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas, evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos, não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propagandas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.