O instituto Climatempo previu que uma forte queda da temperatura deve atingir Mato Grosso nos próximos dias e se manterá durante a próxima semana. A frente fria só deve ‘ir embora’ somente após o feriado do Dia das Mães, em 10 de maio. No domingo, em Sinop, a mínima será de 20°, enquanto a máxima de 32 sem possibilidade de chuvas. A temperatura continua baixa no decorrer de toda a semana, com previsão de chegar a 19° e 18 na quinta e sexta-feira (7 e 8), respectivamente.
Em Sorriso e Lucas do Rio Verde o instituto previu que a temperatura pode cair até os 17° durante a próxima semana, e não deve passar dos 32°. Além disso, a queda na temperatura deve vir acompanhada de pancadas de chuva. Já em Nova Mutum a queda deve ser ainda mais intensa. No domingo, a mínima é de 19° e máxima de 31. Os mutuenses ainda devem se preparar, pois, o Climatempo prevê 16° na quinta-feira e 15 na sexta-feira, com máxima de 26°, além de 90% de possibilidades de chuva.
Na região Sul do Estado, em Rondonópolis, por exemplo, os termômetros deve registrar até 13° de mínima na próxima semana durante às madrugadas. Em contrapartida, durante o dia a máxima pode chegar a 35°. A mesma situação se repete em Tangará da Serra, que deve ter calor durante o dia, e frio de até 13 durante às noites e madrugadas, mas sem chuvas.
Em Cuiabá, o Climatempo prevê que também haverá grande variação de temperatura, com calor intenso de 36° durante o dia, e mínima de até 14° ao anoitecer. A partir de quarta-feira a temperatura deve ficar mais estável, não passando de 28° durante os demais dias até o feriado.
Em decorrência da grande alteração de temperaturas prevista para os próximos dias, o Instituto alerta que é necessário que haja “cuidado com acentuado choque térmico, pois o calor é intenso antes da chegada desta onda de frio”.