O Instituto Climatempo previu, em seu portal, que uma frente fria de origem polar deve ‘derrubar’ as temperaturas em diversos locais do país, chegando a Mato Grosso. Em Sinop, o sol aparece forte o dia todo no sábado e domingo com máxima de 32 graus, no entanto, nas noites e madrugadas a previsão é de mínima de até 19°. Não há chances de chover.
Em Lucas do Rio Verde e Sorriso, a mínima deve ser de até 20 graus, com máxima não passando de 32. A umidade relativa do ar fica na casa dos 41%, e os ventos devem ser intensos. Sorriso pode registrar rajadas de até 19 quilômetros por hora e Lucas de 21.
Nova Mutum, pode registrar até 17 graus e não deve passar de 31. Os ventos ficam na casa dos 14 quilômetros, e também não há possibilidade de chuvas. Já em Guarantã do Norte, pode registrar mínima de 20 graus hoje e amanhã. A máxima fica na casa dos 34. Alta Floresta, deve ficar na casa dos 22 e não passar de 35.
Em Chapada dos Guimarães o frio deve chegar com mais intensidade, e os termômetros devem marcar 16 graus no sábado e 15 no domingo. A máxima não passa dos 29 em ambos os dias. No Sul do Estado, em Rondonópolis, a mínima deve ficar na casa dos 18°, não passando de 32 durante o dia.
Já em Cuiabá, o instituto também previu temperaturas chegando a 20 graus sábado e 17 no domingo, e não passando de 31°. Em Tangará da Serra os termômetros devem registrar entre 17 e 28 graus hoje. No domingo, a mínima é de 17 e a máxima não deve passar de 31.
O Climatempo ainda confirmou que a massa de ar frio deve atingir todo o Sul do Brasil, São Paulo, Mato Grosso do Sul, além de áreas de Rondônia e Acre. Na maioria das áreas de Mato Grosso e Goiás, o sol aparece, mas entre nuvens e a temperatura não fica tão alta. Há condições para chuva e com raios em alguns locais.