O flagrante de duas onças-pintadas de porte adulto correu nas proximidades do rio São Lourenço (rio Cuiabá), em Porto Jofre, na região de Poconé (250 quilômetros de Cuiabá), no último domingo. O registro foi feito pelo fotógrafo e especialista em turismo de observação de onças, Ailton Lara.
“Uma das onças estava seguindo às margens do rio, caminhando na praia e muito tranquila. O outro animal a encontrou, se encararam e não entraram em conflito. Como existem muitos machos na região, evitaram se machucar e ficar vulnerável para uma disputa ainda maior. Por isso, deixaram de brigar pelo território. É um comportamento bem interessante desses animais”, explicou Lara.
De acordo com o profissional, a região do Porto Jofre é a única onde os turistas ainda encontram onças selvagens. “É o único lugar onde os turistas, fotógrafos do mundo visitam para visualizar e fotografar essas onças em habitat natural. O turismo é o maior veículo de conservação que nós temos no Pantanal. Quando é utilizado sem causar prejuízos para natureza é importante para manter a conservação.
(Atualizada às 10h18)