O Fórum Estadual de Esportes e Lazer será realizado nos dias 18 e 19 de março, no Hotel Fazenda Mato Grosso, região do Coxipó, em Cuiabá. A intenção é que gestores esportivos dos 141 municípios de Mato Grosso estejam presentes no debate.
O fórum é uma realização da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e surgiu com o objetivo de apresentar os projetos para o desenvolvimento do lazer, do esporte escolar e de alto rendimento em Mato Grosso. Durante o evento, os gestores municipais também poderão contribuir com sugestões e propostas.
Conforme o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, já existe uma radiografia das necessidades do esporte e lazer em todo Estado. “No ano passado nós fizemos um diagnóstico das principais demandas em relação ao esporte em Mato Grosso. Mas isso não significa que o que pensamos para resolver os problemas está pronto e acabado. Daí justamente a necessidade de apresentarmos e debatermos tudo isso no fórum”, ressaltou o gestor estadual.
O secretário de Esportes de Campo Novo do Parecis, Sérgio Mineiro, destacou que o fórum será fundamental para sistematizar a realidade de cada município e, dessa forma, criar políticas públicas para concretizar as ações debatidas no encontro. “Essa é uma iniciativa fantástica para unificar a prática esportiva no Estado. Mas isso precisa ser um processo continuado, com a realização do fórum todo ano”, ressaltou.
Em Campo Novo, a principal demanda é em relação à falta de cursos de capacitação para os profissionais da área. E isso é uma situação que o secretário pretende expor durante o fórum. “Na verdade é um problema que acontece em toda a região Noroeste e não só em Campo Novo. Então seria ótimo se houvesse mais convênios entre o municípios e o Estado no sentido de investir em curso técnicos para árbitros e professores. Também é importante capacitar os gestores, como coordenadores e secretários municipais de esporte”, elencou Mineiro.
Durante o fórum, a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer irá apresentar projetos importantes como o “Esporte na Escola”. A ideia da ação é desenvolver modalidades como vôlei, basquete e handebol, dentro das escolas para descobrir novos talentos no esporte em Mato Grosso. Conforme a proposta, os estudantes vão praticar as modalidades em forma de treinamento, no contraturno escolar, para formar equipes. Essas atividades serão desenvolvidas pelos profissionais específicos de cada esporte.
Conforme o coordenador de esportes educacional, da secretaria adjunta de Esporte e Lazer, professor Manoel Fonseca, além do surgimento de novos talentos, o projeto Esporte na Escola será importante para combater a evasão escolar e fazer com que os estudantes aprendam o conceito de coletividade, de trabalhar em grupo. “Todo esse processo impedirá que muitos adolescentes se envolvam com a criminalidade”, acrescentou Fonseca, um dos principais idealizadores do projeto.
Outra meta da Secretaria Adjunta de Esportes, conforme Fonseca, é fazer com que o Esporte na Escola, além de outros projetos que serão apresentados no fórum, se torne uma política permanente de Estado. “Essas ações precisam ser continuadas. Não podem deixar de ser executadas por conta de uma mudança de gestão, por exemplo”, defendeu o professor.