Dados apresentados no 8º Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex), em São Paulo, afirmam que o turismo ocupa o terceiro lugar como produto de exportação na balança comercial brasileira, ficando atrás do soja em grão e do minério de ferro. O setor apresenta um superávit de US$2,13 milhões, após ter acumulado, por mais de uma década, um déficit de US$22,5 bilhões.
Já os desembarques de passageiros em vôos nacionais e internacionais tiveram um crescimento, no primeiro semestre, de 18,6% e 15,3%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. O turismo no mundo cresce a uma média de 10%. No Brasil o setor está crescendo acima de 15%.
Esses dados vêm confirmar a importância do turismo para a economia nacional servindo de exemplo e estímulo para as regiões que desfrutam de belezas naturais, culturais e negócios, que muitos ainda não têm conhecimento.
Sinop por ser uma cidade nova, vem aos poucos buscar sua identidade na potencialidade turística. A região norte não contempla um turismo vertical como cidade com cachoeiras e paredões, onde se explora o turismo esportivo. Mas, o norte de Mato Grosso tem muito a crescer com o ecoturismo, turismo rural, de negócios e de lazer, que tem sido a maior tendência do setor.
É com base nessas informações que a FASIP – Faculdade de Sinop, realizará nos dias 27 e 28 de outubro, o I Fórum de Turismo, com o tema “A perspectiva do turismo da região Norte do Estado”. O evento visa promover discussões com empresários do trade turístico da cidade e região, sobre as necessidades do setor, atrativos turísticos, estratégias de negócios, a importância de se investir no setor e quais os retornos obtidos.
“Precisamos mobilizar o segmento de hotéis, bares, restaurantes, postos de combustíveis, motéis e comércio em geral, para a importância de estar padronizando a qualidade do atendimento e mostrar que agregando valores é possível obter retornos”, afirma Deivison Benedito, diretor da instituição.
Com base nas discussões promovidas entre os empresários e sociedade civil organizada, a Fasip encaminhará a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, do município; Secretaria Estadual de Turismo, Ministério do Turismo e entidades de classe, um Relatório contendo o resultado final e propostas de apoio ao turismo na região norte do Estado. “A partir desse fórum de discussões traçaremos um perfil do turismo local para serem trabalhadas estratégias de implementação”, finalizou Stela Hoffmamm, coordenadora do Curso de Turismo da Fasip.