O fórum da comarca de Lucas passa a atender advogados por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, devido a necessidade de garantir maior eficiência e agilidade na prestação jurisdicional bem como ampliar os canais de acesso ao judiciário. Os profissionais também podem se comunicar via e-mail funcional de cada secretaria e gabinete para cadastro.
A juíza diretora do Foro, Alethea Assunção Santos, definiu que os atendimentos pelo aplicativo WhatsApp e e-mail, ocorrerão de segunda à sexta-feiras, em dias úteis, no período das 13hs às 19hs, por ordem de chegada das mensagens.
Para uma comunicação mais eficaz, a magistrada orienta que no momento do envio da mensagem (seja pelo e-mail ou pelo aplicativo de mensagem), seja encaminhado o nome completo da parte, CPF, número do processo e descrever de forma clara qual a demanda/suporte/orientação pretendida. O serviço não se presta ao atendimento de matérias relacionadas ao plantão judicial, que possui meio específico, conclui a assessoria.
Devido a pandemia da Covid, as 79 comarcas estão com limitações nos atendimentos presenciais, bem como o Tribunal de Justiça.