A Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), está realizando, hoje, em Sorriso, curso de Combate e Repressão a Crimes Rurais para orientação sobre legislação ambiental, crimes contra a flora e fauna, poluição, uso de agrotóxicos, crimes de pesca, desmatamentos além de informações sobre a questão animal, transporte e orientações sobre o uso de defensivos falsos.
Os policiais serão orientados de como identificar os produtos falsos e fazer checagem dos lotes. Além disso, terão instruções com armamento, patrulhamento rural, incursões na mata simulando emboscada, combate e confronto rural, técnicas de levantamento de local de crimes em ambiente rural, procedimentos de abordagem e verificação de como chegar, entrar e agir em casos em que uma família esteja sendo vítima.
“É um curso de extrema importância porque mexe na parte rural que é um problema corriqueiro aqui. Nós temos uma parte técnica onde os alunos irão aprimorar conhecimentos sobre guia de transporte de animal, florestal, identificação de fraudes em defensivos agrícolas, então toda essa parte eles terão aula”, expôs o delegado de Polícia Civil Nilson Farias.
Participam do curso profissionais das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiro, Ciopaer, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Centro de Ressocialização de Sorriso, além de profissionais de Sinop e Cuiabá.