PUBLICIDADE

Força tarefa contra queimadas em MT tem 60 homens e helicóptero

PUBLICIDADE

Dez equipes de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil, com apoio do helicóptero do Ciopaer da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, equipes do Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Ministério Público, Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Polícia Civil iniciaram, hoje, mais uma operação com foco no combate às queimadas em Mato Grosso. A operação, de caráter repressivo, reúne aproximadamente 60 homens que, a partir de hoje, pelos próximos doze dias, estarão percorrendo o Estado, principalmente regiões que mais tem apresentado focos de calor nos últimos meses. “O objetivo é coibir os focos de calor no Estado e, no caso de flagrante, desrespeito à legislação ambiental, proceder ao ciclo completo de responsabilização dos culpados”, explicou o superintendente de Fiscalização da Sema, coronel PM Paulo Serbija. Apesar da ação integrada ter como foco principal as queimadas, todo e qualquer ilícito ambiental detectado pelos fiscais será autuado. Uma das equipes estará no Nortão onde há vários focos de queimadas.

As equipes deixaram a capital com planilhas com a localização dos focos nas regiões mais afetadas do Estado. “A operação foi decidida na última reunião do Comitê de Gestão do Fogo. Trata-se de uma força-tarefa. Outras duas operações semelhantes serão desencadeadas nos meses de setembro e outubro”, disse o superintendente de Fiscalização da Sema.

Esta é a terceira grande operação realizada pelo Governo do Estado, em parcerias com órgãos federais, visando as ações de repressão para intensificar as ações de combate às queimadas em Mato Grosso.

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso foi antecipado este ano de 8 de julho (normalmente tem início dia 15), com o término previsto para 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas. A antecipação do período proibitivo teve por objetivo intensificar as ações visando coibir os incêndios florestais no período (de julho a setembro), onde as condições climáticas são extremamente desfavoráveis na região Centro Oeste.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE