Correria, indecisão, medo. Assim ficaram as centenas de pessoas que presenciaram um dos maiores incêndios já registrados no centro da cidade de Rondonópolis, na noite desta segunda-feira. Foram momentos de horror, entre a chegada do Corpo de Bombeiros, caminhões pipa, Polícia Militar, servidores da Coder. Uma gigantesca estrutura foi acionada para contar o incêndio de proporções ainda incalculáveis no quadrilátero central da cidade. Pelo menos quatro estabelecimentos comerciais, entre a rua Rio Branco e a Avenida Amazonas foram atingidos, e duas delas completamente destruídas pelo fogo.
O incêndio, segundo moradores da região, teria começado por conta de um curto circuito na rede elétrica de uma das lojas, por volta das 23h de segunda-feira. Até a 1h da manhã, o Corpo de Bombeiros, com quatro viaturas, ainda tentava conter o fogo, que partia de uma das lojas. Cinco caminhões pipa estavam no local.
A Polícia Militar fez o isolamento da área, mas mesmo assim curiosos de todos os lados paravam para ver o incêndio. Como podiam, os proprietários das lojas retiravam mercadorias.
A Praça dos Carreiros ficou repleta, no entanto, muitos prestavam socorro aos proprietários, na tentativa de evitar maiores prejuízos, ou até mesmo que o fogo se espalhasse ainda mais. O proprietário de uma delas, a Flamboyan acionou caminhões de transportadoras para retirar mercadorias de dentro das lojas.
A maior expectativa era com relação ao uso do caminhão do Corpod e Bombeiros, equipado coma escada Magirus, que além da demora em chegar até o local, aparentemente apresentou problemas para no momento em foi acionada, chegando a demorar cerca de 20 minutos para começar a soltar a água sobre o incêndio. Enquanto isso, caminhões pipa e outras viaturas tentavam, sem resultado, diminuir o fogo.
Após várias tentativas, a viatura começou a funcionar, o fogo foi sendo dissipado. Até a 1 hora da madrugada ninguém do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar havia falado sobre o caso.
Proprietários de lojas, como a dona do Lojão do povo foi retirada do local por estar nervosa. A Loja ficou completamente destruídas pela fogo. A Selaria São José também foi das mais atingidas. Informações no local também apontavam para danos na Rondopano e Loja das Fábricas.
Hoje pela manhã, o Corpo de Bombeiros deverá realizar uma coletiva para falar sobre o assunto, junto com a Polícia Militar e a Policia Civil, que deverá assumir as investigações sobre o incêndio, com ajuda da perícia técnica. Não havia registros de feridos até a madrugada desta terça-feira.