PUBLICIDADE

Fogo avança na Transpantaneira e biólogo alerta para mais de 1 milhão de hectares atingidos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: reprodução/SOS Pantanal e José Medeiros)

Os incêndios que atingem o Pantanal e vem causando destruição da fauna e flora, chegaram a Transpantaneira, principal via de acesso ao bioma mato-grossense. Diversas linhas de combates estão sendo realizadas, porém, o fogo vem se alastrando e se aproximando de pousadas e vilas. O biólogo e diretor do SOS Pantanal, Gustavo Figueirôa, detalhou que além de voluntários, equipes do Corpo de Bombeiros, ICMBIO, Ibama, Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), e voluntários auxiliam no combate.

“O que a gente vinha alertando e mais temia, infelizmente aconteceu. A enorme linha de fogo que vinha se aproximando da Transpantaneira chegou até a estrada tomando força para o outro lado onde não há linhas de defesas. As brigadas pantaneiras juntamente ao ICMBIO, IBama, GRAD e ao Corpo de Bombeiros estavam atuando em diferentes frentes para que o cenário ficasse ainda pior, porém, devido aos fortes ventos o fogo e a fumaça se espalharam pela região da transpantaneira, chegando a uma vila que abriga pescadores, pousadas e comunidades tradicionais”, detalhou, Gustavo.

“Para proteger as vilas e as pousadas, as brigadas pantaneiras se uniram para enfrentar esse fogo e evitar que ele pulasse para o lado da vila, depois de muito esforço nós conseguimos evitar que o fogo pulasse para pousadas e para as casas”, explicou

O biólogo explica que as equipes continuam na linha de frente para evitar o que o fogo avance para pousadas, onde fica a base das equipes. “Infelizmente entramos em um estado ainda mais crítico desses incêndios, o fogo continua seguindo com força, carbonizando florestas e vidas nesse pantanal que já teve mais de um milhão de hectares consumidos pelas chamas”, concluiu Gustavo Figueirô, através das redes sociais.

Conforme Só Notícias já informou, o governo de Mato Grosso declarou situação de emergência ambiental. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, se reuniu em Mato Grosso com a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, para debater plano de controle.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE