PUBLICIDADE

Focos de calor diminuem em até 97% em Sinop e Cláudia com brigadas mistas

PUBLICIDADE

Os focos de queimadas em quatro municípios mato-grossenses que fazem parte da Amazônia Legal (Cláudia, Sinop, Campo Novo do Parecis e Sapezal) foram reduzidos em até 97% graças a atuação da Brigada Municipal Mista. Em Cláudia, o número de focos caiu 97%, de 212 para cinco. Em Sinop, o número caiu de 33 para 17, redução de 48%. Já em Sapezal, que registrava 50 focos de calor, ocorreu redução de 38%, passando para 31 focos. Não houve diminuição no município de Campo Novo do Parecis, mas a brigada continua os trabalhos de combate.

A brigada mista é um instrumento para combater incêndios, que consiste na integração de esforços entre Estado, município e entidades de classe. As três esferas assinaram um termo de cooperação para estruturar a equipe da brigada para atuação neste período proibitivo de queimadas, que vai de julho até setembro.

O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Paulo Barroso, explica que o envolvimento dos municípios, entidades de classe e produtores rurais, tem sido primordial para conseguir reduzir os focos de calor. “Temos que envolver todas as entidades para evitar desastres. A ideia é, com esses resultados, conseguir mais municípios para aderir ao projeto no próximo ano”, disse.

A Brigada atua das 8h às 18h durante os três meses e é composta por bombeiros militares e brigadistas contratados pela prefeitura local, que também disponibiliza o veículo e o espaço físico para equipe.

As empresas e entidades de classe parceiras fornecem o equipamento de combate dos integrantes (EPI) da Brigada.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE