O aumento médio previsto é de até 22% no fluxo de veículos leves na BR-163 durante o feriado prolongado para comemoração do Natal, segundo dados divulgados, há pouco, pela empresa responsável pela manutenção da via. A movimentação começa a partir desta quarta-feira com crescimento que pode chegar a 46% em relação aos dias de tráfego normal. A estimativa aponta ainda que o movimento de automóveis deve ter queda somente na sexta-feira chegando a uma redução de 14%.
Por outro lado, o levantamento aponta para uma diminuição do fluxo de ‘pesados’ no trecho sob concessão da rodovia federal, em Mato Grosso. Em média, a queda deve representar 48% com relação aos veículos de carga.
A estimativa de tráfego feito pela empresa é que no domingo deve ser o segundo dia com maior movimento de leves: 30%, seguido da quinta-feira com crescimento de 26%. Para o sábado, é esperado um aumento de 21%.
A queda no fluxo de pesados pode chegar a 80% na sexta-feira. A redução inicia na quarta-feira com 31% menos veículos comerciais na rodovia. Na véspera de Natal, o movimento reduz ainda mais: 54%. No sábado e domingo, os ‘grandões’ voltam a percorrer o trecho, mas ainda com uma redução estimada de 41% e 36%, respectivamente.
As informações são da assessoria.