O comportamento no fluxo de veículos na BR-163, em Mato Grosso, começa a sofrer alterações no primeiro dia de feriado prolongado em comemoração à Semana Santa e Domingo de Páscoa. Segundo a estimativa da concessionária Rota do Oeste, a sexta-feira será o dia com maior movimento de automóveis, com previsão de aumento em até 20% em relação a hoje. Já a presença das carretas e caminhões na rodovia deve ter uma queda de até 14%.
O levantamento da empresa aponta que o fluxo de veículos leves e pesados no trecho sob concessão da BR-163 segue “tranquilo” até o domingo, voltando a ser intenso na segunda-feira.
A estimativa aponta que no sábado, o movimento de veículos de passeio deve reduzir entre 14 e 20% em comparação ao primeiro dia de feriado. No domingo, o tráfego volta a subir e pode atingir até 8% a mais de veículos na rodovia. Com relação aos veículos pesados, a movimentação apresenta queda todos os dias de feriado. No sábado, a redução prevista é de até 28% no tráfego, e no domingo de até 18%.
Já na segunda-feira, quando retorna o funcionamento normal do serviço público e comércio, o tráfego de veículos de passeio pode atingir um crescimento de até 40%, enquanto os de carga deve aumentar entre 32 e 56%, em comparação aos dias de folga.
A manutenção do veículo também deve ser feita antes de seguir viagem, lembrando sempre de verificar as condições dos pneus, funcionamento dos freios, da sinalização, da parte elétrica e dos equipamentos de segurança.