Fiscais da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) e policiais ambientais apreenderam 28 exemplares de paivuçu, durante operação contra pesca predatória realizada no fim de semana, em Barão de Melgaço (100 km de Cuiabá). Na estrada de acesso a comunidade de Croará, a equipe abordou um veículo onde havia duas caixas térmicas com 37,6 quilos da espécie paivuçu.
Por não ter documentação de origem dos peixes, o condutor do veículo foi multado em R$ 8,7 mil por infração ambiental ao transportar pescado sem autorização de órgão ambiental. O pescado foi doado ao Lar do Aconchego e Assistência ao Idoso em Santo Antônio de Leverger.
A coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema, com apoio de forças de segurança, vem realizando fiscalização constante na Baixada Cuiabana e na região do Pantanal contra pesca predatória. As ações envolvem patrulhamento terrestre e fluvial, orientação para pescadores, vistoria em embarcações e pesqueiros e apreensão de equipamentos ilegais e pescado fora da legislação em Mato Grosso.
Diversas apreensões de peixes e jacaré foram feitas este mês, no Estado.