Prefeitos de 15 municípios mato-grossenses têm até o dia 4 de fevereiro para apresentarem os projetos de estruturas e todas as documentações relativas para realizarem o carnaval popular. Uma nova vistoria será feita do dia 4 ao dia 8 do próximo mês para que, caso necessário, haja tempo para que sejam feitas as readequações.
Deverão apresentar a documentação prefeitos de Diamantino, Nobres, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Rosário Oeste, Arenápolis, Nortelândia, Denise, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Barão de Melgaço e Nossa Senhora do Livramento
A ação faz parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) que realizou visitas técnicas às prefeituras para alertar, orientar e preparar as cidades que recebem foliões, a fim de proporcionar um carnaval mais seguro.
O diretor em exercício da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP), tenente-coronel BM Willckerson Cavalcante, disse que "são cobrados os requisitos necessários para a realização da folia em locais públicos, como os preventivos fixos e móveis, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) na montagem de estruturas de palco, arquibancadas ou similares, projeto de capacidade de público com saídas de emergência, dentre outros casos específicos", explica.
De acordo com o coordenador da FPI, engenheiro Reynaldo Magalhães, o foco dessa operação é a segurança dos foliões e da população em geral. "Para garantir um carnaval com maior segurança é preciso que o evento seja planejado e organizado com responsabilidade e com um mínimo de antecedência, para isso basta que as providências sejam tomadas seguindo as exigências legais em tempo hábil."
A operação é comandada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Procon, Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur), dentre outros.