A prática de crimes eleitorais está sendo fiscalizada pela Justiça Eleitoral em Sorriso e tendo apoio do eleitorado do município. Segundo o juiz Cláudio Roberto Zeni Guimarães, todas as denúncias que são encaminhadas na 23ª Zona Eleitoral estão sendo apuradas. Além de Sorriso, a comarca também abrange o município de Nova Ubiratã.
“Aquilo que nos é encaminhado estamos remetendo ao Ministério Público e estamos apurando. Na prática, também há possibilidade de as denúncias serem efetuadas diretamente ao TRE, como vem ocorrendo, de forma que temos tanto pela Zona Eleitoral quanto pelo TRE notícias de crimes eleitorais”, disse, em entrevista ao Só Notícias.
O juiz eleitoral também destaca que o maior desafio neste período de preparação para as eleições é conscientizar o eleitorado da importância do voto. Conforme ele, há uma preocupação em reduzir o índice de votos em branco e abstenções nestas eleições.
“O grande desafio é conclamar o eleitor para que compareça à urna. Agradeço sempre a participação da imprensa, para convocar o eleitor, que não pode ser público disso tudo, ele é protagonista, ele é o principal responsável… Queremos que todos compareçam, maciçamente, para que possamos ter a maior legitimidade possível no pleito de 2006”, enfatiza.
Guimarães também orienta os eleitores que tiverem dúvidas que podem procurar o cartório eleitoral e treinar em urnas eletrônicas, que também estão dispostas no Ganha Tempo do município. “O que a Justiça Eleitoral pede é que o eleitor se organize, descubra o número de seu candidato, guarde esse número para que obtenha em mãos no dia da eleição, caso precise”, concluiu.
Sorriso possui 35.605 eleitores. Em toda a Zona Eleitoral são 40.387 eleitores.