A fiscalização contra a venda ambulante em Vera (80 km de Sinop) aumentou porque. Vários grupos chegaram a cidade e foram alertados pela fiscalização sobre as cobranças da Lei Municipal 959/2011 que proíbe este tipo de comércio, a não ser que seja retirada uma licença de três dias, no valor de R$ 450, para trabalhar exceto em logradouros públicos, como praça, ginásio, escolas, unidades de saúde, entre outros.
"A prefeitura está fazendo valer a lei. Entendemos que o comerciante paga seus imposto, trabalha na legalidade, gera empregos, e não pode sofrer com uma concorrência assim. Temos apertado a fiscalização", explicou o chefe de Tributação, Leandro Schleicher. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, José Luiz Hochscheidt, a venda ambulante prejudica o empresário que paga os tributos, tem funcionários e encargos, "sem falar que o dinheiro do ambulante acaba indo para fora do município".
Quem desrespeitar a lei, está sujeito a ter a mercadoria apreendida. Placas de orientação foram colocadas na entrada do município, na MT-225, na entrada do perímetro urbano na avenida Otawa e também na avenida Brasil, sentido Santa Carmem.