Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu, ontem, 548 quilos de pescado, proveniente de pesca depredatória, em um estabelecimento comercial do município de Juara. Ninguém foi preso. A multa administrativa totalizou R$ 35,5 mil. Todo pescado foi doado para instituições filantrópicas da região.
Conforme o superintende de Fiscalização da Sema, major Fagner Nascimento, a apreensão ocorreu em razão de o proprietário armazenar cerca de 300 quilos de peixe descaracterizado, ou seja, processado, quando o permitido por lei é de 125 quilos por estabelecimento comercial. Além disso, não havia documentação para o pescado. “Quando há uma grande quantidade do produto beneficiado não tem como a fiscalização saber se é peixe proveniente de pesca depredatória, se estava fora da medita, por isso existem as cotas estabelecidas por lei e que os empresários têm que declarar no início da piracema”.
Durante o período de defeso da piracema, a Sema intensificou o combate aos crimes ambientais com ações de prevenção nos rios por meio de patrulhamento fluvial, evitando a mortandade e retirada de peixes, assim como patrulhamentos terrestres nas vias de acesso aos rios limitando o escoamento de pescado ilegal, em conjunto o Batalhão de Polícia Ambiental.