O filhote de arara-canindé foi encontrado numa área de passeio público, ontem à tarde, na Praça da Cultura, localizada na região central de Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). O caso foi comunicado por um morador, que a avistou no chão e aparentando estar ilesa, mesmo após ter caído do ninho, segundo informado pelo Corpo de Bombeiros.
Devido ao risco de ataques por animais de rua, o homem acomodou o pássaro em uma caixa e acionou os militares para a captura. A canindé foi transportada ao quartel, onde passou por avaliação veterinária. Posteriormente, deve ser encaminhada a chácara particular, em que será abrigada até completar o processo de plumagem e retornar à natureza.
De acordo com dados do instituto Arara Azul, essa espécie é considerada como a de menor tamanho, podendo atingir cerca 86 cm e pesar entre 995 a 1380g. Ela está distribuída entre os biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.
Em decorrência de efeitos gerados pelo desmatamento e degradação dos habitats, o Instituto também avalia que a arara-canindé tem se adaptado ao meio urbano, especialmente em cidade com árvores frutíferas e locais de reprodução adequados.