Os produtores rurais de Mato Grosso voltaram a bloquear a 163 hoje de manhã. O trancaço irá durar 12 horas e será retomado amanhã, 31 de maio. Segundo os manifestantes, o bloqueio será restrito à carga de grãos e insumos agrícolas. Em Lucas do Rio Verde, a fila de caminhões na BR 163 é de cerca de 15 Km. A informação é do produtor rural Neri Geller.
Na região sul do Estado, os manifestantes vão colocar máquinas na pista para tornar o trânsito lento. “As máquinas serão colocadas na rodovia e o trânsito será conduzido de acordo com a velocidade mínima dos tratores”, explica o diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja-MT), Ricardo Tomczyk. Rondonópolis é cortada pelas rodovias federais 163 e 364.
Os produtores de três municípios da região oeste de Mato Grosso e cinco do cone sul de Rondônia trancam em conjunto o entroncamento das BRs 163 e 364, em Comodoro. Na região leste, os produtores adotaram outra estratégia: Nova Xavantina, Canarana e Água Boa terão bloqueios próprios.
As lideranças rurais de doze Estados (MT, MS, MG, PI, PR, RO, SC, SP, GO, TO, BA, AL) se reúnem em Brasília nesta quarta-feira, às 14h. O objetivo do encontro é discutir sobre os movimentos e definir estratégias únicas de mobilização.
Pela manhã, haverá uma audiência com quatro ministros da área econômica para que o Plano Agrícola proposto na última semana seja melhor explicado. O governador do Estado, Blairo Maggi, e os presidentes da Aprosoja-MT, Rui Prado e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Homero Pereira.