A 1ª Festa do Leitão no Rolete de Tapurah tornou a “capital da suinocultura de Mato Grosso” recordista brasileira na quantidade de leitões assados de uma só vez. Durante o evento, realizado nesta quinta-feira (1º), na área do parque de exposições, foram preparados 150 unidades, totalizando, aproximadamente, quatro toneladas brutas servidas em um único dia.
A façanha foi divulgada pela equipe de assadores, que vieram de Toledo (PR), para preparar o prato principal do evento e que está acostumada a percorrer o país. Segundo informaram, Toledo, que realizará em setembro deste ano a 41ª edição de sua festa, ainda detém o título de maior evento gastronômico de carne suína do Brasil, porém, os assados são preparados separadamente e por diferentes equipes.
De acordo com os organizadores, mais de quatro mil pessoas participaram da festividade. A venda de leitões inteiros, pelo valor de R$ 600 , foi direcionada às empresas. Ingressos avulsos, vendidos a R$ 15 , davam direito a almoçar no restaurante montado no CTG pela Apae, detentora de todo lucro líquido da 1ª festa.
O prefeito Luiz Umberto Eickhoff agradeceu a todos que contribuíram para a festa que contou com as presenças do deputado Dilmar Dal Bosco, do prefeito de Ipiranga do Norte, Pedro Ferronatto, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Paulo Lucion, e o diretor executivo da entidade, Custódio de Castro Jr.