O espaço ‘Café Brasil’ na 44ª Abav, em São Paulo, ficou lotado, ontem, por quem foi conferir de perto as novidades do mais importante evento para o turismo mato-grossense, a FIT Pantanal, que será realizada em abril de 2017, em Cuiabá, promovida pelo governo do Estado e Trade Turístico de Mato Grosso. O público ainda contou com coquetel, sorteio de brindes, como postais, sacolas ecológicas e pacotes de viagens.
O evento contou com exibição de um vídeo sobre a Feira que promete atrair ainda mais atenção e público com o incremento de atividades variadas como conferências, oficinas, fóruns, painéis, cursos, Rodada de Negócios e eventos paralelos que serão focados nos públicos nacional, regional e estrangeiro.
O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luís Carlos Nigro e equipe foram prestigiados pelo trade turístico nacional como Jaime Okamura, representante regional da Confederação Nacional do Turismo (CNTur); Dilson Jotahy, presidente nacional da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (Abih); Joari Proença, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Mato Grosso (ABAV/MT) e Vanice Marques, superintendente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih/MT), além de empresários do setor como João Francisco Rodrigues, diretor executivo do Malai Manso Resort e Lauristela Guimarães, proprietária da pousada Chateau Camalote.
Seguindo as diretrizes apontadas pelo ONU, que elegeu 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o tema da FIT 2017 será ‘Turismo Sustentável’. “Mato Grosso tem enorme potencial para desenvolver um turismo que alie o desenvolvimento com o fortalecimento das comunidades, que podem, ao mesmo tempo, trabalhar e gerar renda, e ainda, preservar seus hábitos e costumes. Lugares como Nobres, Chapada dos Guimarães e o Pantanal são tesouros que podemos mostrar ao mundo como uma oportunidade única para promover o turismo baseado nos três pilares da sustentabilidade – social, econômico e ambiental”, salientou Nigro.
Para finalizar, Nigro pontuou alguns dos principais objetivos da FIT Pantanal 2017: a inclusão do evento no calendário nacional e internacional de turismo de negócios; a projeção de novos roteiros de Mato Grosso; o fomento aos operadores nacionais e internacionais, em especial, da América do Sul (principal emissora de turistas para o Brasil); a consolidação da FIT como espaço comercial de produtos de serviços turísticos da região central do Brasil e da América do Sul.