PUBLICIDADE

Federação Internacional quer suspensão de investigação de CPI sobre queda de boeing

PUBLICIDADE

Em um comunicado oficial divulgado hoje, a Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linhas Aéreas (Ifalpa, na sigla em inglês) pede às autoridades brasileiras a suspensão do inquérito Legislativo que apura as causas do acidente envolvendo o boeing da Gol, no Nortão do Mato Grosso, em setembro de 2006, deixando 154 mortos.

A federação, que representa cerca de 100 mil pilotos do mundo todo, também pede que
sejam respeitados os “padrões e princípios internacionais para investigações de segurança aérea”. “Temos uma série de preocupações graves em relação à atitude do governo, incluindo o indiciamento e possível julgamento dos pilotos da aeronave Legacy e alguns controladores aéreos”, cita trecho da nota, divulgada pelo Terra.

A CPI do Apagão Aéreo pediu o indiciamento dos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, que pilotavam o jato Legacy, que se envolveu na colisão com o boegin, mas conseguiu pousar. Mas, segundo a federação, essa medida pode “obscurecer os benefícios de uma investigação apropriada”, que é feita pelo Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico do Brasil.

A denúncia contra os pilotos e quatro controladores de vôo também corre na Justiça Federal de Sinop, mas o processo foi suspenso na última sexta-feira, até que o Supremo Tribunal de Justiça defina a competência para julgá-lo, já que um Inquérito Policial Militar (IPM) também está em andamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE