A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realiza, amanhã, o leilão judicial de alienação antecipada de bens da fazenda Asa Branca. A propriedade foi adquirida com dinheiro oriundo de organização criminosa que agia no tráfico internacional de droga na região Oeste de Mato Grosso e foi dado perdimento do bem pela Vara Criminal de Cáceres em favor da Segurança Pública.
O leilão será às 9h, na sala de crise da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Político e Administrativo. A segunda praça será no dia 20 de outubro, no mesmo horário e local.
No dia 10 de junho deste ano, mais de R$ 3 milhões foram arrecadados no leilão judicial de 1.603 cabeças de gados que estavam na fazenda, localizada a 40 quilômetros de Cáceres. O dinheiro foi investido na compra de 1,2 mil pistolas para as Polícias Civil e Militar, 40 fuzis e 50 submetralhadoras modelo HK. Uma parte, 600 pistolas, já foram entregues para a Polícia Militar.
A reversão do dinheiro do crime para investimentos na Segurança Pública é uma ação inédita no Estado. “Esse evento é histórico, pois estamos tornando realidade a pretensão de todo cidadão de bem de tirar o patrimônio oriundo do crime em favor da segurança pública”, enfatizou o secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque.
O secretário reforça que, do ponto de vista legal, a compra da fazenda está amparada por decisão judicial e por sustentação jurídico, o que assegura ao comprador total segurança de que o patrimônio será imediatamente transferido para a sua propriedade. “Os valores auferidos serão depositados em uma conta exclusiva da Segurança Pública e empregados em investimentos para modernização das instituições policiais e equipamentos”.