PUBLICIDADE

Farmácia Solidária em Sinop atende 1,6 mil pessoas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Farmácia Solidária concluiu o primeiro semestre atendendo 1,6 mil pessoas que receberam doações de medicamentos, sob receita médica. A farmácia é mantida com a colaboração da população, que deixa os medicamentos que não estão sendo utilizados, nos pontos de coleta.

O projeto da UFMT funciona há cinco anos, por meio de uma parceria entre a universidade, secretaria de Saúde e Rotary Teles Pires e busca também dar destino correto para medicamentos que as pessoas não utilizam e deixam guardados em casa e que podem ser doados. Atualmente, o projeto tem sete locais de arrecadação – CIA’s Umuarama, Jacarandás e André Maggi, UFMT, UBS Cidade Jardim e em dois hospitais.

O farmacêutico Cleberson Lira explicou, ao Só Notícias, que “precisamos conscientizar as pessoas para que façam mais doações daqueles medicamentos que já não tem mais uso em suas casas e que podem ajudar uma pessoa necessitada e doente. Temos sete locais de arrecadação para facilitar a doação”.

Os medicamentos doados passam por triagem e depois são disponibilizados gratuitamente. “Temos uma equipe de farmacêuticos, docentes e estudantes, que realiza esse processo de triagem em todos os medicamentos, são observadas a data de validade e estado de conservação para saber se estão aptos para o consumo ou se serão descartados”, explicou.

A triagem e redistribuição dos medicamentos é feita na sede da farmácia, que funciona na UBS Cidade Jardim, próximo ao Centro de Eventos Dante de Oliveira,atende de segunda a sexta-feiras, das 7h30 às 11h, e das 13h30 às 17h. Os pacientes podem solicitar o medicamento de forma presencial ou por meio do WhatsApp 66 99282-5239.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE