Foi retomado hoje, o cadastro de novos usuários da Farmácia de Atendimento ao Componente Especializado (Farmácia de Alto Custo) da Superintendência de Assistência Farmacêutica. Entre os dias 25 de agosto e 03 de setembro os profissionais que atuam na área interromperam novos cadastros para a migração do banco de dados do antigo sistema, o Sigaf, para o Horus, o novo sistema utilizado. Neste período de 10 dias foi iniciada a migração, por setores, dos pacientes cadastrados no antigo sistema.
O Horus, sistema gratuito do Ministério da Saúde para controle de dispensação dos medicamentos por meio de portarias do ministério e do Estado, é padronizado nacionalmente e oferece mais confiabilidade, pois cruza os dados relativos aos pacientes que buscam o componente especializado.
Os usuários que já estavam cadastrados também estão sendo migrados no momento do atendimento, quando se constata que o cadastro do mesmo ainda não foi transferido.
Até o momento, tanto a retomada do cadastramento de novos usuários quanto à migração de dados tem ocorrido normalmente, apenas com picos de lentidão no sistema por causa da quantidade de dados que estão sendo inseridos.
Atualmente, cerca de 28 mil pacientes estão cadastrados. A previsão é de que até o mês de outubro, 100% dos usuários cadastrados no antigo sistema já tenham sido migrados para o Horus.