O prefeito de Alto Paraguai (200 quilômetros ao Médio Norte de Cuiabá), Adair José Alves Moreira, informou, há pouco, ao Só Notícias, que cerca de 200 famílias foram atingidas com a enchente, no final de semana. O rio Paraguai transbordou devido as constantes chuvas e subiu cerca de três metros acima. “Aproximadamente 200 casas foram alagadas. Viabilizamos moradias, via aluguel social, para acomodar as vítimas e usamos o espaço da escola municipal Pedro Duarte como abrigo. Mas a grande maioria já retornou às próprias residências”, relatou. Nas próximas duas semanas, será feito mutirão para a entrega de água mineral para os moradores.
A Defesa Civil, prefeitura e bombeiros continuam monitorando o local pois há previsão de chuvas até quarta-feira. “No perímetro urbano, foram afetados os bairros Catira, Fazenda Velha 1 e 2. Mas há famílias que residem próximas à região ribeirinha e não tem condições de permanecer devido aos riscos”, disse.
Adair buscará, em caráter emergencial, viabilizar com o governador Mauro Mendes, nos próximos dias, convênio para construção e reparo de residências das famílias e baixa renda, sistemas hídricos e drenagem pluvial da cidade. “Primeiro, é preciso dar resolução aos problemas com a distribuição de água, o transbordo prejudicou nossa captação no rio Paraguai, que é feita a cerca de 11 quilômetros da cidade. Também tivemos problemas na zona rural com danos a pontes, bueiros e aduelas”, declarou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.