A Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 está fazendo uma campanha nacional para marcar a data de cinco anos da segunda maior tragédia aérea do Brasil, que ocorreu no dia 29 de setembro de 2006, em uma mta na região de Peixoto de Azevedo, no Nortão. A catástrofe ocorreu quando o jato Legacy, pilotado pelos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, colidiu com o Boeing da Gol, deixando 154 vítimas.
Os familiares estão fazendo uma mobilização nacional na internet para conseguir 300 mil assinaturas no abaixo-assinado que pede atenção e justiça no nosso país, para que o caso não caia no esquecimento e para que os causadores da tragédia, Lepore e Paladino, não fiquem impunes. A Associação quer entregar o documento para a Presidenta Dilma Rousseff. Para aderir ao abaixo-assinado, basta acessar o site: http://www.associacaovoo1907.com/ e apoiar a causa.
O processo criminal contra os dois pilotos está em andamento no Tribunal Regional Federal (TRF), em Brasília. Na primeira instância do processo, o juiz federal Murilo Mendes de Sinop declarou os réus culpados e os condenou a quatro anos e quatro meses, com reversão de pena para prestação de serviços comunitários em uma entidade brasileira nos Estados Unidos.
Na segunda instância, a Associação reivindica que a licença para pilotar de Paladino e Lepore seja cassada e que a pena de serviços comunitários seja revertida para prisão em regime semi-aberto. Na primeira instância o juiz determinou que a licença para pilotar dos pilotos fosse suspensa no período em que durar a pena. “Toda nossa luta nestes cinco anos não será em vão. Temos muito otimismo de que no TRF receberemos uma pena compatível com as 154 mortes que eles causaram”, diz Rosane Gutjahr, diretora da Associação e viúva de uma das vítimas da colisão.
Perfil Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907
A Associação foi fundada em 18 de novembro de 2006, na cidade de Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de reunir e organizar os familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo voo 1907, da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, para lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que sofreram com a morte de entes queridos. Além disso, a Associação exige a apuração em todas as esferas administrativas e judiciais (cível e criminal) das causas que levaram à queda do avião, ocorrida no dia 29 de setembro de 2006, da mesma maneira que auxilia os familiares das vítimas a obter junto ao poder público e aos responsáveis pelo evento, todas as informações pertinentes sobre o sinistro, bem como obter o reconhecimento de seus direitos. É possível manifestar apoio seguindo o microblog Twitter no endereço @190_milhoes e também no Facebook em http://milhoes.de.vitimas. Mais informações pelo site http://www.associacaovoo1907.com/?l=que onde também se pode aderir ao abaixo-assinado.