Desde o início de novembro, a pesca está proibida em todos os rios do Nortão. É o período da Piracema, que visa garantir a reprodução dos peixes. Porém, as ações de fiscalização para combater a pesca predatória começou somente nesse final de semana, na regional de Sinop. Uma fonte do Só Notícias informou que a falta de estrutura para dar suporte aos fiscais impossibilitou que os trabalhos começassem antes.
O supervisor regional Paulo Winter destacou que, a partir de agora, a secretaria vai intensificar a vistoria nos rios. Uma equipe está em operação desde a última sexta-feira. Quaisquer materiais de pesca que forem localizados serão apreendidos. Quem for autuado em flagrante também pode ser multado e até preso.
Está liberada somente a pesca com vara de mão para populações ribeirinhas e tradicionais para garantir a alimentação familiar. Estes terão que respeitar a cota diária de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação, para cada espécie.
No ano passado, Lucas do Rio Verde, pertencente a regional de Sinop, ficou entre os municípios em que houve maior apreensão irregular de pescado durante a Piracema. Diversos materiais também foram encontrados, entre espinhéis e redes.