PUBLICIDADE

Falta de verba faz prefeitura fechar duas escolas no Nortão

PUBLICIDADE

Por falta de recursos, a Secretaria de Educação de Carlinda (região Norte) pretende fechar duas das cinco escolas existentes no município. A alegação para a escolha das duas unidades é que elas possuem, juntas, cerca de 200 alunos. Com a medida, os estudantes de dois setores da zona rural da cidade terão que se deslocar mais para continuarem os estudos.

A decisão foi tomada pelo secretário Damião de Souza Santos. Ele explica que o redimensionamento da rede municipal de ensino, que atende cerca de 1,2 mil crianças, é necessário para que os gastos com Educação estejam dentro do orçamento. “Vivemos exclusivamente com uma verba da União, pouco mais de R$ 1,3 mil por aluno por ano. Com estas duas escolas não conseguiremos pagar as contas”.

Para embasar a decisão, Santos destaca a existência de débitos com os professores, herdados da gestão anterior, o que demonstraria a dificuldade da administração municipal em honrar os compromissos como pagamento de salários e fornecedores. “O ex-prefeito chegou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2012, para fazer o pagamento e não cumpriu. Assinamos um novo documento e também não estamos conseguindo pagar”. O débito referente à recomposição do piso salarial dos trabalhadores da Educação, atualizado, chega a R$ 300 mil.

As escolas foram escolhidas por serem as que possuem menos alunos. Tanto a Escola Municipal Monteiro Lobato, quanto a Padre Geraldo da Silva Araújo, possuem cerca de 100 alunos, previsão do secretário para este ano letivo. “Isso vai, até o final de 2014, ficar menor, porque a evasão chega, em média, a 15%”.

O fechamento, além de causar mais dificuldades aos alunos, que têm que se deslocar por grandes distâncias para chegarem nas escolas, não assegurará melhorias. “Por conta das condições das estradas, não conseguimos empresas com ônibus de qualidade para fazermos o transporte. Ainda com esses fechamentos, não teremos condições de investir na rede”. A expectativa é que o roteiro da linha que atende aos estudantes da Monteiro Lobato atinja 51 quilômetros por dia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge depósito de empresa no Nortão

O fogo danificou parte considerável do depósito de um...

Capes aprova primeiro programa de mestrado profissional do IFMT

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) recebeu hoje...
PUBLICIDADE