A assessoria da Força Aérea Brasileira confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que a operação de buscas pelos dois ocupantes do avião Cessna Aircraft, prefixo PT-ICN, modelo 182P foram retomadas, esta manhã, na região de mata na Serra do Mangaval, a cerca de 150 quilômetros de Cuiabá sentido Cáceres.
As ações estão sendo coordenadas pelas equipes de Busca e Salvamento Aéreo (Salvaero) de Manaus. Está sendo utilizada uma aeronave SC-105 Amazonas da FAB. O avião desaparecido decolou na manhã da última sexta-feira, de Pimenta Bueno (RO), com destino a Santo Antônio do Leverger e desapareceu.
O proprietário do avião (que prefere não ser identificado) informou, neste domingo, ao Só Notícias, que no último sábado à noite, foi feito um voo noturno com avião radar (da Força Aérea Brasileira) para tentar localizar pontos de possível acidente. As buscas estão concentradas nestas regiões. “São dois pilotos. Estavam indo para Cuiabá levar o avião e pegar outro. Era para eles terem chegado às 9h30 no aeroporto de Várzea Grande e desapareceram do radar de Manaus às 9h, a 80 milhas, antes de chegar em Cuiabá. São pilotos experientes que voam sempre. Não temos indícios nenhum do que possa ter acontecido. O voo vinha normalmente, simplesmente desapareceu. As buscas foram feitas durante 5 horas, estamos esperando passar a chuva para recomeçar”, explicou.
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também auxilia nas buscas pela aeronave. Ontem, as equipes fizeram sobrevoos na região, mas não conseguiram encontrar o avião. As buscas chegaram a ser interrompidas devido ao mau tempo.
Consta no Registro Aeronáutico Brasileiro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que a aeronave está com as Inspeções Anuais de Manutenção (IAM) vencidas e Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado.
(Atualizada às 11h32)