Um erro da torre de controle pode ter sido a causa do acidente aéreo que matou 154 pessoas, no dia 29 de setembro, no Nortão. Ontem, a Força Aérea Brasileira (Fab) confirmou que o controlador da torre de controle de tráfego aéreo de São José dos Campos (SP) autorizou o Legacy manter a altitude de 37 mil pés, a mesma do Boeing da Gol, até o aeroporto de Eduardo Gomes, em Manaus, informou a Folha.
As informações estariam gravadas nas fitas da própria torre e também na caixa-preta do jato Legacy, que está sendo analisada pelo Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. A autorização do controlador contradiz o plano de vôo do Legacy, que saiu em 37 mil pés de São José dos Campos (SP), e previa a descida para 36 mil pés quando sobrevoasse Brasília e subida para 38 mil pés a partir do ponto Teres (localizado a 480 km de Brasília), até a capital amazonense.
A possível causa também foi declarada pelos pilotos do jato em seus depoimentos. Ele alegaram que perderam contato com a torre após sobrevoarem Brasília e mantiveram a orientação. Mas há uma contradição. Segundo a aeronáutica, nestes casos, quando há perda de contato com o controle, os pilotos devem seguir o plano de vôo.
As investigações prosseguem sob responsabilidade do delegado da Polícia Federal (PF) de Cuiabá, Renato Sayão, que também aguarda as informações da caixa-preta do Boeing, que está sendo analisada.