A exposição “Cuiabá 296 Anos e Postal da Cidade de Cuiabá” está aberta no Museu Histórico de Mato Grosso. São 21 telas e 60 postais que contam a história da capital mato-grossense. As pinturas são inspiradas no acervo de cartões postais que retratam monumentos, prédios, pontos turísticos, ruas e o Rio Cuiabá nos últimos 100 anos.
De acordo com a curadora da mostra, Terezinha Luzia Barros, a exposição busca valorizar o patrimônio cultural da cidade por meio do resgate da história de Cuiabá contada a partir dos postais. “Os artistas inspiraram-se nos postais para pintar as telas, e estudaram para expressar Cuiabá dentro de uma perspectiva histórica. Além do público geral que irá se encantar com a arte, a mostra também é didática para estudantes”.
A exposição é promovida pelo Museu das Bonecas e Brinquedos, e integra abre a programação do 1º Circuito de Exposição de Arte de Cuiabá, que terá ainda outras três eventos até o final do ano. “O circuito tem como objetivo divulgar a arte cuiabana, apresentar novos artistas e também fortalecer a discussão da arte no contexto da política pública de cultura”.
Durante a mostra, estarão expostas 21 pinturas em óleo sobre tela que retratam, entre outros temas, a Rua 13 de junho, Arsenal de Guerra, Córrego da Prainha, Prefeitura Municipal, Hotel Centro América, Praça Alencastro, Avenida Getúlio Vargas, Ponte Júlio Muller e a primeira Catedral durante diferentes períodos históricos da capital mato-grossense.
A mostra segue até 30 de junho, e pode ser visitada gratuitamente das 14h às 21h, de terça a sexta. E no sábado, das 8h às 17h. O Museu Histórico de Mato Grosso fica localizado na Praça da República.