PUBLICIDADE

Exposição fotográfica de espécies de primatas começa hoje em Alta Floresta

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Ana Carolina Aquino)

A exposição “Entre Galhos e Olhares” começa hoje em Alta Floresta no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto. Serão expostas registro de 12 fotógrafos sobre espécies de primatas ameaçadas no mundo. A exposição faz parte do Programa Alta Floresta Não Atropela, que também será lançado hoje.

Membro da curadoria, o fotógrafo, biólogo e coordenador da Fundação Ecológica Cristalino, Lucas Eduardo Araújo Silva, explica que a região Norte de Mato Grosso, onde está o município de Alta Floresta, “é uma área de Ecótono (transição) entre Amazônia e o Cerrado, isso faz com que seja a porção amazônica com alta diversidade. Em relação aos primatas, 12 espécies ocorrem em Alta Floresta, destas, sete espécies estão com algum grau de ameaça de extinção”, diz.

“O que estas espécies ameaçadas têm em comum é a sua distribuição. Ocorrem na calha sul do Rio Amazonas e são endêmicas de interflúvios dentro do arco do desmatamento. A principal causa destas espécies estarem ameaçadas, é a alteração de habitat através do desmatamento e uso do fogo, extraindo totalmente a sua área de vida e/ou deixando habitats fragmentados e sem conexão”, acrescentou.

O fotógrafo Eduardo Florence, morador de Alta Floresta e convidado especial da exposição, é um apaixonado por fotografar a vida selvagem, especialmente aves e mamíferos. Também foca em insetos, vegetação e paisagens. “Gosto de registros de espécies e interação entre elas, comportamento animal e produção agropecuária integrada, sob melhores práticas. Fotografia é registrar a Luz, uma alegria que faz bem para mente e para a alma”, dissee..

A professora de fotografia de Aves e Natureza, Kacau Oliveira, foi a responsável pela edição das imagens pós-curadoria de todas as fotos da exposição. Ainda fizeram parte da organização da mostra: Fernanda Abra (Projeto Reconecta), Jose Alesando Rodrigues (diretor de Desenvolvimento Sustentável da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Alta Floresta), Josana Salles (coordenadora de Comunicação da FEC) e Maelle Lima de Freitas (UNEMAT).

A exposição “Entre Galhos e Olhares”, fica aberta até a quarta-feira (16).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP destina recursos de acordo com acusado de desmatamento para escola rural de Mato Grosso

A proposta de transação penal apresentada pela Promotoria de...

Sinop: unidade móvel inicia atendimentos odontológicos gratuitos esta semana

A unidade móvel "OdontoSesc" inicia nesta quarta-feira (16), consultas...

Sinop: identificado passageiro que morreu em capotamento de carro

A Gerência de Identificação da Politec de Sinop confirmou...
PUBLICIDADE