A Colonizadora Sinop está resgatando a história dos sinopense durante a 32ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop (Exponop). O projeto ‘Faça parte desta história’ é voltado ao resgate dsa histórias das famílias, através de fotos tiradas no cotidiano delas. O historiador e museólogo, Luis Erardi, explicou ao Só Notícias, que as imagens são escaneadas, descritas e devolvidas para o proprietário no próprio stand da empresa. “A empresa está buscando a participação das famílias sinopenses. Estamos recebendo fotos até o encerramento da Exponop. É feita uma cópia e descrevemos o momento, em que ele representa para a família. Pode ser de um batizado, casamento de um caminhão atolado. Não importa qual é a situação da imagem, mas sim o que ela irá representar para o acervo”.
Erardir avaliou como positiva a iniciativa da Colonizadora Sinop, em resgatar essas histórias. “O projeto quer mostrar o sinopense da forma mais simples possível. Tudo que vem para valorizar a história e preservar é extremamente importante para o município. Como historiador, fico imensamente feliz com esse projeto. A forma de valorizar as famílias é mostrar suas hisórias.
Ele ressaltou que a procura está relativamente expressiva . “A procura está interessante. Já recebemos algumas fotos. Muitos procuram stand da Colonizara na Exponop para entender o projeto. Esperamos receber um número relativamente expressivo até o final da feira”.
A Exponop começou oficialmente, ontem, com mais de 100 expositores dos mais variados segmentos. É projeto aumento de até 12% nos negócios firmados dentro do parque, em relação ao ano passado. São esperados 25 mil visitantes por noite.
(foto:Só Notícias/Luiz Ornaghi)