A palestra mais esperada da Expolucas 2011 terminou, agora há pouco, no Pavilhão do Algodão. O senador e ex-governador pelo Rio Grande do Sul Pedro Simon falou sobre “ética na política”. Logo no início da palestra o senador gaúcho arrancou aplausos do público presente ao dizer que a região Médio-Norte de Mato Grosso se tornará, em breve, um celeiro nacional. “Vocês estão recebendo hoje o que deveria ter sido feito há muitos anos atrás, que é uma ligação com o pacífico. Até pouco tempo no Brasil só se pensava em ligação do Sul ao Norte e jamais pensaram em ligar o país de leste a oeste”, disse, referindo-se a estrutura logística para escoar a safra agrícola. Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum figuram entre maiores produtores e exportadores de grãos do país
Simon falou para centenas de produtores e políticos como o senador Pedro Taques (PDT), o prefeito Marino Franz, o vice, Joci Piccini e o ex-deputado e ex-prefeito Otaviano Pivetta. Disse que o maior problema do Brasil nos dias de hoje é a impunidade. “Precisamos dar total apoio a presidente Dilma, que está fazendo o que os outros presidentes não fizeram. O que a gente percebe é que muitos partidos estão querendo dar o troco. Votando contra o governo, como forma de dizer não a limpeza que a presidente terá que fazer. Para governar a presidente terá que ter a maioria. No entanto, o preço desta maioria não pode ser em aceitar a corrupção e a imoralidade”, ressaltou o senador citando a demissão do chefe da casa civil e o escândalo no DNIT.
“Penso que um grande movimento deverá acontecer em todo o Brasil, para acabar com a impunidade, porque lugar de ladrão é na cadeia. Vocês aqui do Mato Grosso tem exemplo vivo de um movimento importante para o Brasil, que foi o movimento liderado por Dante de Oliveira, para as diretas já. Hoje, vivemos um momento muito melhor do que aquele, porque temos um governo democrático, eleito pelo povo, uma presidente que quer acertar e acho que é o momento para terminar com a impunidade no Brasil”.