A Expolucas – feira comercial e industrial de Lucas do Rio Verde- também vai debater, no ciclo de palestras, questões ligadas ao agronegócio, embora, este ano, o setor de empresas que comercializa tratores, colheitadeiras e implementos está ausente da feira, devido a novo reposicionamento de mercado e opção em estarem expondo no Entecs$ (Encontro Tecnológico de Safras) realizado anualmente em Lucas. No sábado (4) , a partir das 9h, no parque de exposições, começa o painel caminhos e desafios do desenvolvimento sustentável. O palestrante será o diretor da Famato – Federação da Agricultura de Mato Grosso – Seneri Paludo. O senador Pedro Taques, que é jurista, também fará palestra abordando os aspectos legais.
O ex- diretro geral do DNIT e ex-secretário de Infra-estrutura em Mato Grosso Luiz Antonio Pagot será o mediador. O presidente da Famato, Rui Prado será um dos debatedores, juntamente com o prefeito de Lucas (e produtor rural) Otaviano Pivetta, além do presidente da Expolucas, Helmute Lawisch.
São esperados produtores de Lucas do Rio Verde e diversas cidades da região Norte. Na feira, também estarão sendo expostas as etapas da cadeia produtiva da produção agrícola, desde plantio até o produto final.
A feira termina domingo. Lucas está entre os maiores produtores de milho e soja, em Mato Grosso, além de figurar entre os 10 maiores exportadores de grãos do Estado.