A permanência de menores no parque da Expolucas (que começa nesta 5ª) após os shows foi debatida entre a comissão organizadora e representantes da segurança pública em Lucas do Rio Verde. Acompanhados de pais e responsáveis, eles poderão permanecer no parque até às 2h. “Depois deste horário serão notificados pais ou responsáveis”, explica a conselheira tutelar Mabia Soares da Silva.
•Clique aqui e leia mais sobre a Expolucas na página especial em Só Notícias
O trabalho de vigilância quanto a venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos também foi debatido. Os expositores que comercializarem bebidas vão ser orientados para que haja um controle rigoroso quanto a venda.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Heitor Fernandes da Luz, lembra que as ocorrências envolvendo exagero de bebidas alcoólicas ainda são as mais frequentes. “Infelizmente, o abuso de ingestão e bebidas são o grande problema em festas de grande público, e por conta disso as consequências são atendimentos em decorrência de coma alcoólicos e acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados. Esperamos que com nosso trabalho neste ano, estes números caiam bastante”, finaliza.
A Polícia Judiciária Civil vai trabalhar no intuito de realizar a investigação de possíveis crimes, além de oferecer apoio policial para o policiamento dentro e fora do parque de exposições. De acordo com o delegado Marcelo Torhacs, a Polícia Civil dará todo apoio para garantir a segurança e tranquilidade da população durante a Expolucas.
Os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar receberão reforço das unidades de comando regionais. Segundo o comandante Marcos Vieira da Cunha, as rondas na cidade serão mantidas para garantir a seguridade das residências e estabelecimentos comerciais. “Nosso efetivo será reforçado para atender à demanda da área urbana e também do público que comparecerá nas cinco noites de Expolucas. Assim como em anos anteriores, o plano de atuação da Polícia Militar foi readaptado para garantir ainda mais segurança”.
O sistema de segurança contará com uma vistoria rigorosa desde a entrada do Parque de Exposições Roberto Munaretto, onde policiais farão a revista e utilizarão o detector de metais. Outra novidade para a festa deste ano é o videomonitoramento em 100% do parque e na região do entorno.