PUBLICIDADE

Expolucas: CEARPA conscientizará agricultores sobre embalagens

PUBLICIDADE

O Conselho Regional das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários -CEARPAS- de Lucas do Rio Verde estará com estande na Expolucas, que começa no próximo dia 31, divulgando os serviços que estão sendo prestados para agricultores e para as empresas revendendoras de produtos agropecuários. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo presidente Gianpablo Andrade de Melo. O objetivo principal será reforçar a conscientização para a preservação ambiental, aumentando o índice do recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos do campo para evitar danos para o meio ambiente.

A Expolucas recebe, anualmente, centenas de agricultores de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah e diversas cidades da região e a CEARPAS aproveitará para detalhar seu plano de trabalho e suas metas.

As empresas revendedoras, por meio dos CEARPAs, vêm semeando a consciência ambiental em todas as camadas da população, com eventos e palestras nas escolas. O aquecimento global passou a ser objeto de estudo e preocupação em todo o universo e em todas as áreas. Limpar o campo e conscientizar os produtores agropecuários da importância de cuidar da terra e das águas com mais responsabilidade tornou-se questão de urgência e emergência.

No Mato Grosso a história das revendas de defensivos se confunde com a própria história da agricultura tecnificada. Como o acompanhamento técnico por parte dos órgãos governamentais competentes era bastante deficiente, seja pela limitação financeira ou pela velocidade que se desenvolvia o Estado, as revendas tornaram-se responsáveis por trazer profissionais especializados para ajudar os produtores a transformar o Mato Grosso numa potência agrícola.

As revendas cresceram paralelamente com a agropecuária, transformando-se em grandes empregadoras de mão-de-obra especializada, não só de agrônomos e técnicos agrícolas, mas também de profissionais das áreas administrativas e financeiras. Houve uma interferência muito importante na geração de renda de toda a sociedade, por meio dos empregos diretos e dos outros negócios agregados ao setor de revendas (transportes, comercialização de grãos, produção agrícola e pecuária e outros), gerando renda para a sociedade e impostos para o município.

Em 2004 foi criada a lei nº 9974/00 que torna as embalagens vazias de agrotóxicos, responsabilidade dos fabricantes e revendedoras destes produtos. Em função desta lei, nasceram as Associações de Revendas de Produtos Agropecuários. Em setembro de 2007, as Associações decidiram unir-se em todo o Estado para assumir essa responsabilidade com mais força, organização e uniformidade, com o intuito de aumentar significativamente o índice do recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos do campo e criaram a CEARPA-MT, Conselho Estadual de Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso, que passou a ter unidades nos municípios. Em Lucas do Rio Verde, funciona na Linha 13, Setor 13, Lote 34 B, Zona Rural e tem 7 profissionais.

 

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE