Pesquisa vai mapear a presença de mercúrio em diferentes regiões do Pantanal Mato-grossense e na Espanha. Trata-se do Projeto de Pesquisa “Dinâmica de contaminação por mercúrio em ambientes aquáticos”, que será executado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade de Barcelona, com financiamento da fundação BBVA.
O Projeto tem por objetivo avaliar a evolução do impacto ambiental por mercúrio em ecossistemas de alto interesse para a conservação e proteção de sua biodiversidade. Neste sentido, foram selecionados: o Pantanal de Mato Grosso, reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade e, na Espanha, o Delta do rio Ebro e Rio Galego. Em todas as áreas geográficas a equipe avaliará o nível de contaminação no local e como afetam o ambiente aquático e, por meio de cadeias alimentares, atingem plantas, animais e a espécie humana.
A equipe de pesquisadores espanhóis esteve esta semana em Cáceres para uma primeira visita de campo aos locais onde será desenvolvida a coleta em Mato Grosso. Foram acompanhados das professoras responsáveis pelo projeto na Unemat, Carolina Joana da Silva e Áurea Regina Alves, com participação do professor Josué Ribeiro da Silva. “A Unemat é a única instituição de ensino presente nos três biomas de Mato Grosso: Floresta amazônica, Pantanal e Cerrado.