Os militares do Exército concluíram, ontem, a operação feita em conjunto com agentes da Polícia Rodoviária Federal e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso para combate aos crimes ambientais em Comodoro (637 quilômetros de Cuiabá).
De acordo com a assessoria, foram feitas fiscalizações de cargas de madeira e carvão, que entram em Mato Groso vindo de Rondônia, Acre e Amazonas resultando na apreensão de 481 metros cúbicos de madeira, 20 autuações e mais de 300 caminhões fiscalizados.
As ações de fiscalização fazem parte da Operação Verde Brasil 2, que é coordenada pela vice-presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.
A operação foi deflagrada pelo governo Federal, em maio do ano passado com ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.
A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do decreto. Em novembro, foi renovada até 30 de abril deste ano.