sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

Execução do Plano Diretor de Sinop é cobrada durante conferência

PUBLICIDADE

A 5ª Conferência da Cidade contabilizou 502 inscritos nas discussões dos eixos temáticos sobre controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e também nas políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade. Os temas foram debatidos, na sexta-feira (24).

Entre as ações imediatas, está a criação de um fórum provisório para discussão das políticas de desenvolvimento urbano, envolvendo segmentos como o CREA, AENOR, CAU, AOB, CONDENORT, ONGs, universidades, sindicato de trabalhadores, empresários, órgãos federais, estaduais, além de servidor do executivo municipal e o legislativo. Esta seria uma medida até a criação e efetivação do Conselho Municipal da Cidade que deverá acontecer antes da Conferência Estadual das Cidades, prevista para setembro de 2013.

Para o contexto local, 42 propostas foram elaboradas, com destaque para a cobrança da execução do Plano Diretor do Município; construção de aterro sanitário; implantação de ciclovias no município. Além de estudo para a viabilização da implantação de semáforos modernos, que permitam a sincronização entre eles, possibilitando melhor fluxo nas vias de maior movimento; os participantes também apontaram a necessidade de uma fiscalização mais rígida e sinalização de trânsito em locais de maior fluxo de pessoas. “Outra necessidade diagnosticada foi a efetivação do Grupo de Análise de Empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, composto por representantes das áreas de habitação, assistência social, educação, saúde, planejamento e transportes, agente financeiro e conselhos de classe de áreas afins, responsável pela emissão do Relatório de Diagnóstico da Demanda por Equipamentos e Serviços Públicos e Urbanos”, apontou o secretário de Governo de Sinop, Silvano Amaral.

Também foram elencadas no contexto municipal a padronização dos projetos de calçadas e passeios públicos com obrigatoriedade de instalação de piso tátil e vinculação do projeto, incluindo arborização, à aprovação do projeto da obra. Segundo os apontamentos da Conferência, todos os projetos de construção (novos e reformas) devem apresentar estudo do solo, capacidade de permeabilidade, risco de alagamento, abordando as condições climáticas, contemplando ainda soluções e prevenção, bem como a obrigatoriedade de estrutura para passeio público, calçadas ecológicas com 40% de área permeável, rampas de acessos e piso tátil. Em âmbito local, também foi apontada a necessidade da criação da Secretaria da Cidade, conforme rege o regulamento do Ministério das Cidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros encontram corpo de pescador que desapareceu em rio no Nortão

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros em Colíder localizaram, há...

Socorrido em estado grave funcionário que ficou preso em máquina no Mato Grosso

O trabalhador foi encaminho à Unidade de Pronto Atendimento,...

Bombeiros removem árvore que atingiu residência no Nortão

A queda de uma árvore de grande porte ocorreu,...
PUBLICIDADE